O São Paulo passou 15 dias treinando nos Estados Unidos e venceu os dois jogos-treinos que fez. Para encerrar, foi campeão do Torneio da Flórida (Florida Cup), no último sábado, após derrotar o Corinthians nos pênaltis por 4 a 3. A pré-temporada rendeu boas impressões para o novo técnico da equipe: o ídolo Rogério Ceni.
Apresentado no dia 8 de dezembro de 2016 como novo treinador, Rogério Ceni iniciou muito bem essa nova etapa de sua vida. Treinando em Cotia e depois seguindo para os Estados Unidos, o ex-goleiro já deixou o São Paulo com outra cara, e não podia ser diferente, afinal o M1TO sempre foi um "técnico" em campo, orientava seus companheiros, dava pitaco, era a principal referência de quem estava à beira do gramado. Desde dezembro de 2015 aposentado do futebol, Rogério embarcou em uma viagem no segundo semestre do ano passado rumo à Europa. O motivo? Fazer o curso de treinadores da UEFA. Neste curso, além de aprimorar seu inglês, ele pode visitar treinos e jogos de times ingleses como Liverpool, Chelsea e Leicester, além de ter feito estadia em Sevilla para acompanhar Jorge Sampaolli.
![]() |
| Rogério com Jurgen Klopp, Ranieri e Sampaolli. |
O São Paulo desembarcou na Flórida, Estados Unidos, para participar pela primeira vez do torneio amistoso conhecido como Flórida Cup. Com 28 jogadores, dentre eles os reforços para a nova temporada, o time fez dois jogos-treino contra os times americanos Sarasota e Boca Ratón e venceu por 9 a 1 e 9 a 2, respectivamente. A estreia do tricolor no torneio aconteceu no dia 19 de janeiro contra o River Plate (Argentina) e o time, composto de Denis, Maicon, Breno e Rodrigo Caio; Bruno, Thiago Mendes Cueva e Buffarini; Wellington Nem, Chavez e Luiz Araújo, fez um primeiro tempo impecável, mas sem gols. Na segunda etapa, além de substituir todos os titulares (exceto Buffarini), Rogério Ceni também alterou o esquema da equipe e não rendeu tanto quanto o anterior. A partida se encaminhou para os pênaltis e o goleiro Sidão, uma das substituições, foi o destaque ao defender duas cobranças adversárias e dar a vaga à final do torneio contra o Corinthians.
No primeiro Majestoso em solo americano, São Paulo e Corinthians se enfrentaram na final da Flórida Cup e o primeiro título de Rogério Ceni não poderia ser melhor se não fosse em cima do rival. Quem lembra do centésimo gol do goleiro-artilheiro? Foi em cima do Corinthians em 27 de março de 2011. Após outro zero a zero no tempo regulamentar, as duas equipes disputaram pênaltis e mais uma vez Sidão foi o grande protagonista. O ex-Botafogo defendeu duas cobranças corintianas, garantiu o título do torneio e além de levar também o troféu de melhor goleiro da competição, igualou um feito de Rogério Ceni: pegar dois pênaltis nas duas primeiras partidas com o manto tricolor.
![]() |
| Sidão com o título da Flórida Cup e de melhor goleiro. Foto: Reprodução. |
Uma das principais se não a principal mudanças do São Paulo é o esquema tático adotado por Rogério: um 3-4-3 ofensivo que se transforma em 4-5-1 (com Chavez avançado) quando se defende. Para te situar, esse é um dos esquemas mais comuns no campeonato italiano (Calcio), além de ter sido usado pelo Chile de Sampaolli na Copa do Mundo de 2014 e é a sensação da Inglaterra, já que o Chelsea de Antonio Conte também usa (aliás, Conte é o grande "embaixador" do 3-4-3, pois sempre usou em suas equipes). Aparentemente, Ceni é um fã dessa tática pouco comum e a usou bem nos dois jogos que fez na Flórida, principalmente pela escolha dos três zagueiros (Maicon, Breno/Douglas e Rodrigo Caio) e do uso mais central de Buffarini, que apesar de ser lateral-direito de origem, faz muito bem as funções no meio-campo (Rodrigo Caio é volante de ofício e virou zagueiro quando a equipe foi comandada por Juan Carlos Osório, ou seja, ele também faz muito bem várias funções).
Apesar dos reforços já conhecidos (o goleiro Sidão, os atacantes Neilton e Wellington Nem e o meia Cícero), a grande aposta do tricolor é a promoção de vários atletas das categorias de base: os laterais Foguete (direito) e Júnior Tavares (esquerdo), o atacante Shaylon e os meias Araruna e Lucas Fernandes estão à disposição do técnico Rogério Ceni e devem jogar o Campeonato Paulista.
No próximo domingo, o São Paulo receberá o Columbus Crew, que joga a Major League Soccer nos EUA, em Cotia, para o último jogo-treino antes da estreia no Campeonato Paulista.


