Pela primeira vez, em 103 anos, um time da quinta divisão vai jogar as quartas de final da Copa da Inglaterra.
A comemoração após a vitória sobre o Burnley foi, indiscutivelmente, linda.
Leicester campeão inglês, Fleetwood Town em ascensão… Está cada vez mais divertido assistir futebol. Times pequenos, incrivelmente ignorados, estão fazendo história e conquistando seu espaço.
O Lincoln City, à quem vos falo, é mais um desses times querendo aparecer, e eles estão fazendo isso muito bem! Muitas vezes “querer aparecer” é sinônimo de algo ruim, porém, nesse caso, traz ainda mais graça ao esporte.
O time da quinta divisão da Inglaterra foi fundado em 1884 e nunca esteve na Premier League, mas tem seus triunfos. Um deles está sendo conquistado diante de nossos olhos: é o primeiro time “non-league” — ou seja, abaixo da quarta divisão inglesa, semi-profissional — a chegar tão longe na FA Cup, a Copa da Inglaterra. O começo de tudo
No ano de fundação, em 1886, o Lincoln City venceu um troféu municipal, o Lincolnshire Senior Trophy, e figurou entre os 16 melhores times na FA Cup, sendo eliminado pelo Glasgow Rangers (naquela época os times escoceses participavam da Copa da Inglaterra). Mais tarde, em 1889, esteve novamente nessa posição, mas perdeu para o Preston North End, que era um grande time na época. A boa notícia foi que ainda naquela temporada venceu a Midland Counties League, troféu que voltaria a ganhar em 1891, quando se tornou profissional.
No virada do século, em 1901, o time de Lincoln voltou a estar entre os 16 times classificados na Copa da Inglaterra, mas perdeu para o Derby County. Já em 1907, os Imps se juntaram ao Stoke City e foram rebaixados do campeonato. No ano seguinte, fizeram a dobradinha ao ganhar a Midland Counties League e a Lincolnshire Senior Trophy, e seu sucesso garantiu o retorno à terceira divisão.
Em 1911, o Lincoln City foi campeão na Liga Central, uma competição recém formada pelo diretor do Southport Football Club, que reunia clubes do norte da Inglaterra.
O estádio Sincil Bank tem capacidade para 10.127 torcedores.
Um time em ascensão e descenso em pouco tempo Novamente, na terceira divisão em 1920, o Lincoln venceu a Midland Counties League (pela terceira vez) e foi promovido, automaticamente, para a liga superior. Na temporada 1921–22, o time tornou-se um dos membros que fundaram a Terceira Divisão do Norte. Sete anos mais tarde, a equipe veria um recorde de público sendo quebrado em seu estádio: mais de 16 mil pessoas viram as vitórias contra Lancaster Town e Carlisle United, por 3 a 1 e 1 a 0, respectivamente, e a derrota por 1 a 0 para o Leicester City.
Em 1931, os Imps foram campeões pelo saldo de gols, já que haviam terminado o campeonato empatados com o Gateshead (57 pontos). Os 106 gols contra apenas 47 do time “rival” fizeram a diferença.
Uma nova era De 1947 até 1962, o Lincoln City esteve sujeito à dois rebaixamentos e dois títulos, uma temporada com recorde de gols e uma grande reação nas últimas seis rodadas da segunda divisão em 1957, quando a equipe venceu os seis jogos e escapou do rebaixamento por apenas um ponto. Rebaixando, assim, o Notts County e Doncaster. Em 1961, o time foi rebaixado à terceira divisão e, no ano seguinte, rebaixado à quarta, ficando lá por 14 anos.
Dez anos depois disso, a modesta equipe ganhou um novo treinador, o jovem ex-jogador Graham Taylor, que projetou a recuperação do time. Os resultados da nova gestão vieram apenas em 1975, quando foram campeões da quarta divisão com o recorde de 74 pontos (um marco antigamente, pois a vitória valia dois pontos e não três). Igualaram, também, o recorde de número de vitórias em casa em uma temporada (21), foi dono do recorde de 32 vitórias em uma temporada, também do menor número de derrotas (4) e marcou mais de 100 gols.
Em 1977, Graham deixou o comando da equipe de Lincoln e levou o Watford da quarta à primeira divisão da Inglaterra e à final da FA Cup. Em 1981, o Lincoln voltou para a terceira divisão. Nos anos seguintes, se manteve entre a terceira e a quarta divisão e, na temporada de 1987–88, o Lincoln City se tornou o primeiro time rebaixado, de forma automática, da competição.
Dias importantes No ano seguinte ao rebaixamento automático, a equipe apenas se reconstruiu e voltou triunfante à terceira divisão e terminou a competição em 10° lugar. O mesmo aconteceria na temporada de 1989–90, mas dessa vez a décima colocação se deu em função da derrota por 5 a 1 para o atual campeão Exeter City. Uma vitória daria vaga aos playoffs.
As temporadas seguintes foram de total “arrumação”. O Lincoln City passou por diversas mudanças, entre elas a saída do treinador Colin Murphy, substituído por Allan Clarke, que foi demitido apenas 179 dias depois de assumir devido aos maus resultados. Quem ficou responsável pelo comando da equipe foi justamente o capitão Steve Thompson, porém isso rendeu prejuízos ao clube.
Em 1991, o Lincoln City perdeu pelo placar elástico de 6–0 para o “recém-nascido” Barnet e, se não tivesse reagido nas últimas 18 rodadas, não teria terminado no meio da tabela da competição e acabaria, outra vez, rebaixado. Para tentar se recuperar financeiramente, a equipe vendeu dois jogadores importantes: o goleiro Matt Dickins para o Blackburn Rovers e Shane Nicholson para o Derby County.
Na temporada de 1993, o time começou bem, mas quase se suicidou nos últimos jogos, o que culminou na demissão do atual técnico, substituído pelo treinador das categorias de base, Keith Alexander. No ano seguinte, por mais que a equipe de Alexander jogasse bonito e ofensivamente, terminou apenas em 18° lugar e o técnico foi demitido. Em 1995, uma mudança no estilo de jogo favoreceu os resultados e a equipe ficou posicionada no meio da tabela. E, ainda sobre essa temporada, as mudanças continuaram acontecendo e o ex-jogador do Chelsea, Steve Wicks, assumiu o time, mas foi demitido 42 dias depois. O escolhido para substituir o que já havia sido substituído foi John Beck, outro ex-jogador que havia se tornado técnico. Em seu comando, o Lincoln terminou em 18° lugar e essa posição foi muito celebrada.
Ainda sob o comando de Beck, a equipe perdeu um jogo amistoso para o Newcastle do estreante Alan Shearer e, a temporada oficial de jogos foi apenas usada para a consolidação das ideias de John Beck. O time de Beck, inclusive, venceu o Manchester City por 5 a 1 na Coca Cola Cup em 1997, mas não foi campeão, pois perdeu para o Southampton nos pênaltis.
Tempos de consolidação. Os Imps foram promovidos à segunda divisão, em 1998.
A quase extinção do Lincoln City Na busca pela consolidação após a promoção à segunda divisão, o Lincoln trocou de treinador e foi colocado à venda pelo presidente John Reames, que afirmava haver falta de investimento, o que, consequentemente, afundaria a equipe. O escolhido para substituir John Beck, Shane Westley, não durou muito no cargo e o próprio presidente se tornou o técnico da equipe e, apesar de bons resultados, foi rebaixado. No ano seguinte, já entrando no novo século (anos 2000), Reames deixou a gerência e comando da equipe, dando lugar a Phil Stant.
Os anos 2000–2001 foram de muitas questões políticas e administrativas do clube. Depois de muitas investigações e discussões, o Lincoln City se tornou um verdadeiro “clube do povo” quando se viu diante de um tratado que dizia que a instituição seria administrada por seus torcedores.
Após várias reviravoltas na questão monetária, Alan Buckley foi nomeado treinador da equipe. No ano seguinte, o perigo de extinção da equipe voltou à tona após uma petição para que o time voltasse a ser administrado por pessoas “de dentro” e não pelos torcedores, e o presidente do clube, então Rob Bradley, começou a afirmar que o jogo contra o Rochdale em 24 de novembro de 2001 poderia ser o último da história do Lincoln.
Porém, isso não aconteceu. Os torcedores, assistindo a falência do time, arrecadaram cerca de 12 mil libras e iniciaram uma campanha para salvar o clube. Essa campanha, inclusive, resultou na segunda vez de Keith Alexander como treinador da equipe. Os voluntários e acionistas do Lincoln City aceitaram um acordo que impunha totais condições de sobrevivência ao clube. Estava salvo o menino Lincoln!
História. Vamos fazer história! Ou não. Após se salvar da extinção, o Lincoln City fez diversas contratações, a maioria de jogadores das ligas consideradas amadoras, mas era o principal candidato ao rebaixamento naquela temporada 2002-03. Porém, o clube surpreendeu. Surpreendeu à todos quando chegou, pela primeira vez, aos playoffs da terceira divisão da Inglaterra, onde perderia por 5 a 2 para o AFC Bournemouth e acabaria com o sonho de acesso à segunda divisão. Nas quatro temporadas seguintes voltaria a conquistar tal feito, mas falhou em conquistar a promoção em todas elas.
Após a morte do ex-treinador Keith Alexander em 2010, o clube se viu diante da necessidade de mudanças e, para variar, a equipe vivia um declínio. Em 2011, o Lincoln City deu adeus à English Football League, sendo rebaixado para a quinta divisão do país.
Seriam esses jogadores os verdadeiros heróis de uma cidade?
Presente — A caminhada na FA Cup
Um time das ligas consideradas amadoras nunca havia chegado tão longe na FA Cup, e esse feito do Lincoln City poderia ter sido do Sutton United também.
05 de novembro: O primeiro jogo do Lincoln na Copa da Inglaterra 2016–17 foi contra o Altrincham, da sexta divisão, e os Imps venceram por 2 a 1.
05 de dezembro: Na rodada seguinte, em um jogo mais apertado, derrotaram o Oldham Athletic, da terceira divisão, por 3 a 2.
07 e 17 de janeiro, respectivamente — Parecia que o Ipswich Town, da Championship (segunda divisão), queria acabar com a graça do Lincoln quando forçou o replay na competição ao empatar, em casa, por 2 a 2, porém, em seu estádio o Lincoln City se garantiu na próxima fase com o placar magro de 1 a 0.
28 de janeiro — Os Imps venceram por 3 a 1 o Brighton & Hove Albion, o segundo colocado, brigando com o Newcastle pela ponta da segunda divisão inglesa.
18 de fevereiro — O maior feito até aqui. A equipe comandada por Peter Jackson venceu um time da primeira divisão da Inglaterra. Por um placar pequeno, conquistado nos acréscimos, o Lincoln venceu o Burnley por 1 a 0 e está nas quartas de final da FA Cup.
No dia 11 de março há um grande confronto esperando essa modesta, mas valente equipe do norte da Inglaterra: o Arsenal foi o adversário sorteado e joga em seu estádio, o grande Emirates Stadium.
Tomara que o grandioso Lincoln continue fazendo história e, com isso, fazendo o nosso amado futebol respirar mais forte do que nunca!