Opinião: Por que Jurgen Klopp não contrata jogadores badalados?


Todo torcedor sonha em ter aquela estrela mundial no seu time, isso é um fato quase cem por cento comprovado. Mas vocês sabiam que além do dinheiro é necessário que o treinador e que o próprio jogador queiram? Pois é. É por isso que o Klopp não traz o Reus.
Dinheiro não é problema para o Liverpool, embora não use (ou use errado(?)), é um dos clubes mais ricos do mundo. Quando o treinador alemão foi contratado, foi dado a ele a TOTAL responsabilidade nas transferências, ou seja, ele manda nas contratações. Se ele não quer trazer, não traz. Se a diretoria sugere um nome e ele desaprova, ali acaba a conversa. Em entrevista, o treinador afirmou que não irá contratar nomes, tais como Reus, Lewandowski, etc., e que está satisfeito com o elenco. Este, por sinal, conta com caras conhecidos, talvez nem tão badalados, como Joel Matip e o amado Philippe Coutinho, além de uma riquíssima base de atletas.

Já passou pela cabeça de algum de vocês em que o Klopp está pensando? A meu ver, sua aposta é muito clara: jovens atletas como o Woodburn. É claro que não dá para tirar conclusões concretas na pré-temporada, momento de testes e de lesões (só serve para isso, aliás), porém esses novos nomes pouco conhecidos colocados em campo poderão muito bem ser usados durante a "temporada regular" e, ao lado de Coutinho, Sadio Mané, Roberto Firmino, entre outros, podem fazer uma grande Premier League, Copa da Liga e Copa da Inglaterra.

Voltando aos "badalados", não entendo porquê os torcedores insistem tanto. Imagino que nenhum deles daria certo no esquema imposto e na Premier League, afinal, o nível dos campeonatos é muito diferente. Vamos aos fatos: Reus precisaria do departamento médico dos 20 clubes que disputam o campeonato inglês para poder jogar pelo menos quatro jogos a mais do que jogou na última temporada, além do Aubameyang. Lewandowski é um goleador nato, talvez se encaixaria no esquema de Klopp, mas talvez não. Precisa que façam a bola chegar nele, mas, no Liverpool, esse foi um dos problemas ano passado. Gareth Bale é outro descartado, porém é o que melhor renderia já que tem velocidade e inteligência. Matts Hummels é um zagueiro lento, não serve para a Premier League e, embora tenha rendido muito com o treinador alemão no Borussia Dortmund, não creio que repetiria. Alex Teixeira era dado como certo em Anfield, mas as supostas negociações cessaram e nada mais foi dito. Foi destaque na última Champions League pelo Shakhtar Donestk, mas atualmente joga a primeira divisão chinesa pelo Jiangsu Suning.

Klopp é um treinador observador, por isso prefere investir em "não-famosos".
No elenco atual temos grandes jogadores. Emre Can, Adam Lallana (evoluiu com o treinador alemão), o zagueiro Matip, o lateral Jon Flanagan (em boa forma, contribui muito ofensivamente e tem bom desarme), os atacantes Danny Ings e Daniel Sturridge, etc. Se utilizados de forma correta, sem improvisar o Can na zaga ou o Sturridge nas pontas, tenho certeza que cada atleta fará valer o dinheiro em que lhes foi investido e a torcida irá pensar "Porra, por que demoramos tanto para perceber que nossos jogadores são bons e importantes?". Hahaha Era o que eu queria ouvir, de fato. 

Concluo, então, com um pedido de calma. Se aquietem, esperem e analisem cada contratação primeiro, não pelo preço, mas pela qualidade da "compra". Há atletas que custam o dobro do que você reclamou e não rendem o equivalente à um gol e uma assistência e há atletas que custam menos de 10 mil libras e que fazem a diferença. Ir com muita sede ao pote nunca é boa ideia, pare e pense. O clube agradece por não ser azucrinado 100% do tempo com frases do tipo "Contratem tal jogador" e também pelo voto de confiança.

Em tempo, o Liverpool anunciou hoje (20) a contratação do zagueiro Ragnar Klavan, ex-Augsburg-ALE.
Vitória Corrêa

Jornalista amante de esportes, música, gatos, tecnologia e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem